top of page

Nossa História

O projeto da Arawi Pousada era um sonho antigo de Cosmo Joaquim da Silva, engenheiro agrônomo e nascido em Pesqueira. Casado com Isabel Cristina, ele teve 3 filhos; Saulo, veterinário, Marcella, arquiteta, e eu, Fellipe, jornalista, que escrevo esse texto para contar um pouco dessa história.

Nosso pai sempre acreditou no potencial turístico de sua cidade natal. Um entusiasta não apenas da fauna e flora locais, como também um estudioso da fé católica. Em 1994 ele usou recursos próprios para comprar o terreno onde hoje a pousada está localizada - um local privilegiado de onde Pesqueira poderia ser vista do alto e por completo. Alguns anos mais tarde, Cosmo doou parte do terreno à diocese da cidade, para que ali fosse construído o Monte da Graça, em homenagem a aparição de Nossa Senhora das Graças em 1936 na Vila de Cimbres.

A visão de Cosmo não acabava aí. Em meados de 2009, com a ajuda de Saulo e Marcella, ele deu início ao mapeamento da área por trás do Monte da Graça, onde ele planejava uma pousada ecológica que se integrasse respeitosamente com a topografia irregular da região e que transportasse seus visitantes para um inesquecível passeio pela rica diversidade do local, seja ela ecológica, cultural ou gastronômica.

Marcella Gusmão, sua filha mais nova e estudante de arquitetura na época, desenhou o projeto da pousada, de forma que nada fosse destruído - todos os prédios contornam as formações rochosas do local e pedras que foram removidas acabaram sendo reutilizadas para construção de estradas de acesso, muros de arrimo, etc. Reaproveitamento e sustentabilidade sempre foram palavras-chave aqui.

Com a ajuda do seu filho do meio, o veterinário Saulo de Tarso, Cosmo projetou um sistema de captação da água da chuva e outro que separa a tubulação de esgoto de pias e chuveiros (chamado de água azul), da tubulação de esgoto dos sanitários (a água negra), uma idéia visionária que buscava respeitar as limitações e escassez de recursos na região.

Mais tarde, Saulo incorporou um rebanho caprino ao projeto - cabras e bodes são animais que se adaptam facilmente a aridez da região, mas que também ajudam a manter o terreno limpo sem a necessidade de utilizar produtos tóxicos ao meio-ambiente.

Em Novembro de 2015, nosso pai faleceu repentinamente, por problemas cardiológicos. Seu sonho, porém, continuou vivo em Saulo e Marcella, que com apoio de nossa mãe e o meu à distância, prosseguiram com as obras, apesar das limitações financeiras e dificuldade em conciliar a construção com suas ocupações normais.

Em 2018, o Mirante Arawi foi inaugurado - uma prévia da pousada, aberto ao público, criado com a intenção de celebrar a culinária típica da região e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência multi-sensorial única na cidade (carta de vinhos, coquetéis customizados, mesas ao ar livre e uma vista digna de cartão-postal).

Dois anos mais tarde, em fevereiro de 2020, a visão do nosso pai finalmente tornou-se realidade em completo: a pousada recebeu seus primeiros hóspedes em confortáveis chalés, desconectados de tecnologia, mas antenados com a natureza do lugar e em sintonia com a missão original do projeto - proporcionar a você aquilo que Cosmo viu muitos anos antes: um lugar de paz e extremamente especial!

 

Com muito orgulho, Fellipe Gusmão - o filho mais velho.

Oakland, Califórnia.

bottom of page